Hurling Irlanda

Hurling Irlanda 

Ir ao estádio por aqui é uma coisa muito tranquila, sendo uma prática comum entre famílias, incluindo crianças. Os torcedores sentam lado a lado nas arquibancadas e a rivalidade fica dentro do jogo, portanto se você é fã de esportes ou tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre a cultura irlandesa, recomendo que assista a algum esporte irlandês por aqui.

 


Hoje os esportes irlandeses são administrados pela Gaelic Athletic Association – GAA – uma organização voluntária fundada em 1884 com o intuíto de promover a cultura e identidade irlandesa através dos esportes nativos da Irlanda, incluindo o Hurling.

O Hurling é um jogo de origem celta bem rápido e ágil, que remete um pouco ao Hockey ou Lacrosse. Dizem que é jogado há mais de 3.000 anos e também há uma versão feminina dele, chamada Camogie.

Ele é jogado de modo amador por toda a Irlanda, ou seja, muito embora existam times oficiais tanto de Hurling como de Futebol Gaélico e Handball, todos os jogadores tem um outro trabalho além do esporte.

 O jogo ocorre em dois tempos de 35 minutos e há um intervalo de 15 minutos no meio.
Os times são compostos por 15 jogadores no campo (1 no gol, 6 na defesa, 2 no meio-campo e 6 no ataque) e o objetivo é até simples – fazer pontos no time adversário. A parte complicada é que tem de se usar um bastão, chamado Hurley, para levar a Slither  (bolinha) até as traves adversárias e marcar os pontos.
Como a trave tem forma de “H” a pontuação é feita de dois modos: 1) Gol, que vale 3 pontos e 2) se a Slither  passar pelas traves estendidas acima do gol, valendo 1 ponto.



Algumas regras do Hurling incluem:
*   Pode se segurar a Slither  com a mão, mas não se pode andar mais de 4 passos com ela.
*   A Slither  pode ser rebatida com a mão aberta (como um tapa) ou chutada.
*   A Slither  não pode ser pega diretamente do chão com as mãos, para isto, deve-se usar o Hurley.
*   Uma vez que a Slither  estiver equilibrada no Hurley você pode dar quantos passos quiser, inclusive atravessar o campo, se conseguir.

De modo geral o jogo é super dinâmico e rápido e dependendo de onde você está no estádio você pode precisar da ajuda de um telão para ver onde a Slither  está.