Rugby Irlanda

Rugby Irlanda


A Seleção Irlandesa de Rugby Union é a equipe de rugby union que representa toda a Ilha da Irlanda, o que a faz incluir tanto a República da Irlanda quanto a Irlanda do Norte. O rugby union é um dos esportes mais populares na ilha.


A Irlanda compete anualmente na Copa das Seis Nações (onde já ganhou 20 vezes e dividiu o título outras oito) e na Copa do Mundo de Rugby Union a cada quatro anos. Os irlandeses também compõem um quarto da equipe Leões Britânicos e Irlandeses (British and Irish Lions).

Historicamente, a Irlanda é uma das mais fracas seleções a formar o topo do rugby union, com somente dois grand slam em 1948 e em 2009. Entretanto, o rugby union irlandês é amplamente conhecido por ter feito a transição para o profissionalismo com mais sucesso entre as outras seleções.

Em junho de 2006, após os amistosos (tests), a Irlanda ficou em quinto lugar no ranking da Confederação Internacional de Rugby Union (IRB), à frente da Inglaterra, e atrás dos neozelandeses, dos franceses, sul-africanos e dos australianos.